O que é WordPress e para que serve

O que é WordPress e para que serve
Figura 1 - O que é WordPress e para que serve
Curtiu? Compartilhe!

Neste artigo tentarei mostrar de forma simples e objetiva o que é WordPress, quais os grandes sites e aplicações web o usam e em qual momento ele é mais indicado para um determinado projeto. O WordPress foi desenvolvido com base do projeto hoje já descontinuado o b2/cafelog em 2003 por Ryan Boren e Matthew Mullenweg, é distribuído sob a GNU General Public License sendo gratuito e hoje o melhor e maior CMS (Content Manager System ou em português Sistema Gerenciador de Conteúdo) do mercado presente em quase 70% deste mercado.

No inicio o seu propósito era de CMS para Blogs, o que já disponibiliza varias ferramentas para agilizar no processo de gerenciamento de conteúdo do Blog como criar, editar e exclui um Post, inserir mídias de imagens, gerenciar usuários e receber atualizações de melhorias constantes tudo com alguns cliques e sem necessidade de abrir um único arquivo para edição feito na dashboard que é bem intuitiva. Mas assim como a Internet e seus recursos evoluem constantemente, o WordPress não ficou para trás graças as suas atualizações frequentes hoje um total de 30 e deixou de ser “apenas mais um blog” famosa frase em todas as instalações antigas do WordPress, das quais acho as mais importante para o ponto de vista desse rápido crescimento e aceitação para o mercado de CMS, foi o suporte a Plugins inserido na versão 1.2 em 2004 que é responsável por estender suas funcionalidades, e no ano seguinte a versão 1.5 que trouxe o suporte a páginas e temas personalizados o que torna seu Layout muito flexível a ponto de se ter muitos templates diferentes para a mesma aplicação, dando a flexibilidade de mudar de diversas maneiras diferente a aparência do mesmo Site ou Blog.

Enfatizei somente o suporte a Plugins e Temas porque ainda hoje são as peças chaves para qualquer Blog ou Sistema desenvolvido com este CMS oferecer a seus usuários funcionalidades e usabilidades ricas em recursos para um determinado projeto, as outras não menos importantes 28 atualizações se trata de melhorias nas ferramentas administrativas, performance do sistema, correções de segurança etc…

Por que usar WordPress?

Eu encorajo a você usar o WordPress devido sua grande flexibilidade e facilidade em criar um Blog ou Sistema Web completo sendo você um programador ou não, é gratuito e recebe atualizações de segurança e melhorias constantes, possui um ótimo editor de texto parecido com o Microsoft Word o que dispensa um Webdesigner toda vez em que for necessário atualizar seu conteúdo, melhor opção para fazer conteúdo com foco em SEO páginas com estruturas facilmente rastreáveis pelos mecanismos de buscas. Software bem documentado no site oficial Codex e bastante material em português nas diversas comunidades espalhadas pela Internet pronta para te dar suporte em suas dúvidas que poderão surgir no decorrer do seu aprendizado e suporte ao seu projeto pessoal.

Suporte a diversos Temas gratuito

Se você está em busca de um site com visual moderno e responsivo e está disposto a faze-lo você mesmo pode começar a procurar no diretório de Temas o que melhor atende as suas necessidades e fazer o download gratuito, instalar e personalizar o layout para deixar com a cara de seu empreendimento.

Suporte a dezenas de centenas de plugins diferentes

É aqui que começa toda a mágica do WordPress, e adicionar aquela nova funcionalidade tão desejada para seu CMS pode ser rápida e prazerosa com apenas um clique economizando tempo e dinheiro em contratar programadores para implementar sua nova funcionalidade. Mais uma vez eu confirmo o que disse antes sobre sua flexibilidade, pois programadores com habilidades na linguagem PHP e o gerenciado de banco de dados MySQL podem estender suas funcionalidades criando seus próprios Plugins personalizados, e usuários finais podem tirar vantagens do imenso acervo gratuito de Plugins que você pode ser obtido no repositório de plugins que até a data deste artigo existia 47.513 Plugins e 1.452.286.812 já feito downloads isso o que consta no repositório oficial e tantos outros gratuitos e pagos em diversos sites pela Internet, todas essas funcionalidades diversas 90% são gratuitas testadas e atualizadas frequentemente pelos desenvolvedores e avaliadas pelos usuários finais.

A imagem acima mostra a tela inicial do diretório oficial com os plugins de maior popularidade, uma breve descrição de suas funcionalidades, quantidade de instalações, compatibilidade e as opiniões de quem instalou o plugin em questão.

Sistema de gerenciamento de conteúdo

O gerenciamento de conteúdo é simples de usar e bem completo dando a opção do próprio usuário editar seus textos, inserir imagens definindo seus tamanhos, posições e atributos como a tag titulo e alt que ajuda no rankeamento SEO dos mecanismos de busca como Google, Bing etc… Assim dispensando gastos com um Webdesigner toda vez que precisar alterar o conteúdo do seu site.

Sistema de gerenciamento de Usuários

Sistema de gerenciamento de usuário completo e seguro com políticas de restrição de usuários conhecido como Roles and Capabilities, (Funções e Capacidades de usuários) que dá ao dono do site o poder administrativo do que seus usuários poderão fazer conforme os 6 grupos pré-definidos. Por exemplo aqui na EduSites quando um usuário se cadastra é atribuído a função de assinante que conforme a documentação da wordpress.org este só poderá gerenciar seu próprio perfil de usuário como editar sua senha, foto e outras informações. Abaixo um breve resumo de cada função.

  1. Super Admin – usuário com acesso aos recursos administrativos do site em rede e todas outras funcionalidades.
  2. Administrador – usuário que tem todo o acesso administrativo de um único site.
  3. Editor – usuário que pode publicar e gerenciar posts (artigos) incluindo posts de outros usuários.
  4. Autor – usuário que pode publicar e gerenciar seus próprios posts (artigos).
  5. Colaborador – usuário que pode escrever e gerenciar seus próprios posts mas não podem publica-los.
  6. Assinante – usuário que pode gerenciar seu próprio perfil.

Sistema de Blog pronto e integrado ao CMS

Isso mesmo após a instalação do CMS WordPress o que temos de pronto é um sistema de Blog com comentários já embutido que a partir da sua Dashboard (Painel administrativo) podemos criar as categorias desejadas e ir atribuindo os posts dessa forma organizando e categorizando os assuntos do Blog.

O WordPress é gratuito

Por ter sua base construída na linguagem PHP e gerenciador de Banco de Dados MySQL ambos distribuídos gratuitamente sob a licença GNU GPL isso o faz seguir as mesmas políticas de licenças sendo também gratuito o que garante ao usuário que sempre vai receber atualizações de melhorias do Software sem precisar pagar nada por isso.

Quais os grandes sites e aplicações web o usam?

Um bom exemplo de que podemos criar de tudo com WordPress está na lista abaixo de empresas e empreendimentos que não se limitaram somente com mais um blog na Internet e tiveram a mesma visão da qual eu compartilho aqui na EduSites em expandir esta plataforma de CMS criando novas funcionalidades assim moldando de plataforma de Blog para um sistema para Internet.

Existem muitos mais espalhados pela a Internet mas para exemplificar que podemos desenvolver infinidades de projetos com finalidades diferentes estes já servem como base. Desculpem a minha audácia em listar meu próprio sistema web ao fim da lista, mas todos os que navegarem pelo site há de reconhecer que existem muitas funcionalidades diferentes o tornando um sistema para Internet completo e funcional.

Peço também aos leitores deste artigo que caso achem um site, blog ou sistema web rico em funcionalidades e desenvolvido com WordPress, por favor deixe seu comentário democraticamente para apreciarmos com respeito e bom senso, comentários ofensivos e com palavreados de baixo calão serão excluído.

Em qual momento devo usar o WordPress?

Com vimos podemos desenvolver qualquer projeto que tenha como base em seu desenvolvimento o PHP e o MySql e a regra é clara, se posso desenvolver tal funcionalidade com PHP e criar uma consulta avançada em uma tabela de meu banco de dados também posso usá-la em meu WordPress. Mas para isso só preciso conhecer alguns padrões para tais adaptações que posso citar as principais APIS: Hooks,  Actions e Filters.


Escrito por

Formado em Ciência da Computação pela Universidade UNIP-SP é Analista de Sistemas, Desenvolvedor Web independente e criador da EduSites quando não está pesquisando novas tecnologias está curtindo sua bebê Larissa e jogando Forza 3 online.


Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Certificação W3C

Desenvolver Sites certificado pelo consorcio W3C é garantia que seu site segue rigorosos padrões de desenvolvimento Web.

Formas de pagamentos

Aceito os principais cartões de crédito.

Siga-me nas Redes Sociais