Como instalar e configurar o WordPress passo a passo

Como instalar e configurar o WordPress passo a passo
Figura 1 - Como instalar e configurar o WordPress passo a passo
Curtiu? Compartilhe!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Neste artigo ensino a você como instalar o WordPress de forma profissional com os cuidados de segurança que devemos nos atentar no ato da instalação e como hospedá-lo na HostGator, mas o processo em outro plano de hospedagem não foge dos passos indicados aqui desde que o plano escolhido por você tenha o Cpanel (Painel de controle) como gerenciador de Site. Caso você ainda seja um iniciante e não tem muitas informações a respeito sobre esse CMS (Content Manager System ou Gerenciador de conteúdo) recomendo que leia meu artigo anterior O que é WordPress e para que serve para que tenha mais familiaridade com este incrível CMS mais usado no mundo.

Requisitos para a instalação WordPress

É importante lembrar que esta é uma instalação em um ambiente real e não de teste e que existe muitos serviços de hospedagem gratuito porém todos impõe limitações aos recursos do servidor por isso vou abordar essa instalação partindo do principio que você está em busca de uma solução profissional e definitiva para o seu projeto. Para isso você precisa registrar o seu domínio e contratar um plano de hospedagem que atenda os requisitos mínimo para a instalação do WordPress, neste artigo escolhi a HostGator devido ao custo e beneficio mas caso queira escolher outro plano de hospedagem, antes confira se ele tem suporte aos seguintes requisitos:

Requisitos minimos para instalação WordPress

  • Servidor baseado em UNIX/Linux1
  • PHP versão 5.2.4 ou superior
  • MySQL versão 5.0 ou superior
  • Memória para o PHP de pelo menos 64 MB (Somente para o software WordPress, sem plugins adicionais)

Para recursos extras

  • Memória para o PHP de pelo menos 256 MB2
  • Apache ou Nginx
  • Módulo mod_rewrite do Apache ativo

Após você ter registrado seu domínio e contratado seu Plano de Hospedagem de sua preferencia é hora de pôr a mão na massa e começar a instalação.

Baixando e descompactando seu WordPress

Vamos baixar a versão atual em português BR WordPress 4.6.1 e salvar na pasta Dowload de seu próprio Computador, extrair a pasta no mesmo diretório. Que daqui a pouco ela será enviada para o serviço de hospedagem que você contratou, para isso tenha em mãos seu usuário e senha fornecido pelo serviço de hospedagem.

Criando a Base de Dados no cPanel

Digite no seu navegador de sua preferência o Link que dá acesso ao cPanel de sua hospedagem geralmente é www.seudominio.com.br/cpanel insira o usuário e senha o que te levara para a tela inicial do cPanel, procure a sessão Databases e click sobre MySql Databases.

Criando a Base de dados MySql

Escolha um nome para sua nova Base de dados na sessão que abriu chamada Create a New DataBase geralmente usamos somente caracteres alphanumericos e underline lembrando que a primeira letra deve ser minuscula e não pode começar com digito númerico. Click sobre o botão Create e você recebera uma mensagem de que a base de dados foi adicionada, após isso volte a sessão clicando no botão Go back.

Adicione um usuário a nova Base de dados criada

Ainda na sessão de banco de dados procure a sessão adicionar um usuário a base de dados, escolha o usuário de sua instalação e a base já criada anteriormente o que te levará a tela de gerenciamento de privilegios do usuário.

Concedendo os Privilegios MySql ao novo usuário

marque a opção ALL Privileges (Todos os Privilegios) assim seu usuário não vai ter restrições em fazer qualquer operação na base criada como: criar tabelas, alterar uma tabela e até deleta-la. Aplique as mudanças clicando no botão Make Changes e após volte ao painel clicando em Go back. Note que o usuário foi adicionado a base criada, após conferir volte ao painel principal clicando em Home na parte superior da tela esquerda.

Criando o arquivo de configuração do WordPress e editando-o

Agora que já criamos nossa base de dados embora sem nenhuma tabela, e já adicionamos o usuário com poderes administrativos para operar sobre ela, já podemos criar nosso arquivo de configuração do WordPress chamado wp-config.

Criando o arquivo de configuração do WordPress

Este será criado com base no arquivo que wp-config-sample que já existe no diretório raiz da pasta wordpress e para isso copie e cole o wp-config-sample no mesmo diretório então renomeie o arquivo duplicado chamado wp-config-sample – Copia para wp-config.

Editando o arquivo wp-config.php

Abra com o editor de sua preferência o arquvio wp-config.php, no meu caso estou usando o Sublime Text3 e vamos informar os parâmetros de configuração de acordo a base de dados e usuário criado anteriormente.

Configurando o arquivo wp-config.php

Para que sua instalação fique mais profissional informe a pasta wordpress no parâmetro “ABSPATH” em define('ABSPATH', dirname(__FILE__) . '/wordpress'); isso garante que seu sistema execute em www.meudominio.com.br ao invés de www.meudominio.com.br/wordpress

O processo de descompactar a pasta WordPress 4.6.1 e criar o arquivo de configuração wp-config.php e edita-lo antes de enviar para o servidor, foi uma medida de segurança para que no ato em que você digitar em seu navegador o endereço de sua instalação WordPress ninguém possa criar o arquivo antes que você e apoderar-se do seu site. Assim você pode edita-lo tranquilo gastando mais tempo pensando nos parâmetros de segurança apresentado aqui.

Agora que já temos criado o arquivo wp-config.php devemos compactar a pasta wordpress para que seja enviada ao servidor, lembrando que o cPanel só aceita upload de pastas com a extensão .zip, então clique com o botão direito do mouse sobre a pasta e selecione a opção Enviar para -> Pasta compactada.

Fazendo upload da pasta WordPress

O processo de subir a pasta wordpress.zip será feita através do próprio Cpanel para isso vá na sessão Files e click sobre a opção File Manager.

Fazendo o Upload da pasta wordpress

Abrirá uma segunda opção chamada “File Manager Directory Selection” então selecione a opção “Web Root” o que te levará para a tela do “File Manager” (Gerenciador de arquivos) click sobre a opção upload no menu superior e pronto já se encontra no diretório raiz.

Selecione a pasta wordpress.zip e click com o botão direito do mouse e selecione Extract para descompacta-la no mesmo diretório, e pode permanecer a pasta zipada para que em casos de acidente você já tenha um backup tudo configurado.

A famosa instalação em cinco minutos

Nessa última etapa tudo que é preciso para começar a usar o WordPress e informar o endereço do seu site ou blog no navegador de sua preferência geralmente é algo como: www.meudominio.com.br e se você seguiu os passos apresentado até aqui deve vê uma tela  de boas vindas como essa.

Instalação WordPress 4.6.1 BR

onde “Titulo do site” se refere ao titulo que sua página principal terá ao ser acessado, “Nome do usuário” o usuário que será o administrador do WordPress este poderá adicionar, editar e excluir outros usuários, “senha” a senha que dará acesso ao seu painel de administração do CMS,  “O seu e-amail” email que receberá notificações do sistema WordPress, e por ultimo “Visibilidade nos mecanismos de busca” deixe sempre habilitado para que os mecanismos de buscas possam indexar seu site.

Após clicar no botão Instalar WordPress será necessário informar seu usuário e senha para o primeiro acesso ao CMS e fazer mais algumas configurações.

Configurando a descrição do site

Alterar a descrição do site é importante para um posicionamento SEO e isso é moleza no WordPress basta ir em Configurações, selecione a aba Geral e altere o campo descrição que vem como padrão “Só mais um site WordPress”.

Fig. 9 – Mudando a descrição do site

Aqui também é possível editar as informações que foram informadas por você ainda na instalação.

Configurando a estrutura de URL amigáveis

Para que seus artigos tenham um formato mais humano e um melhor posicionamento nos mecanismos de buscas é necessário a configuração da estrutura dos links permanentes. Vá até o menu Configurações e selecione Links Permanentes.

Desmarque a opção padrão para que seus artigos não fiquem com uma estrutura do tipo http://www.edusites.com.br/?p=123 aliás ninguém na Internet buscaria no Google ou Bing um artigo ou produto com o nome “p=123” não é verdade? por isso prefira a estrutura http://www.edusites.com.br/nome-da-categoria/nome-do-post na pratica esse é meu tipo de estrutura que uso aqui por exemplo http://www.edusites.com.br/blog/como-instalar-e-configurar-o-wordpress-passo-a-passo/assim fica mais claro para seus usuários por onde ele está navegando.

Considerações Finais

Neste post procurei ser o mais detalhista possível na instalação e configuração do WordPress 4.6.1 versão mais atual e estável até o momento, dando varias dicas de segurança para que tenha um CMS configurado de forma correta e segura.

A partir desta instalação você já pode escolher seu Tema caso o Tema Twenty Fifteen não lhe agrade e começar a criar seus posts e ir se familiarizando com o CMS mais popular do mundo.

referencias

https://codex.wordpress.org/pt-br:Requisitos_do_WordPress

Escrito por

Formado em Ciência da Computação pela Universidade UNIP-SP é Analista de Sistemas, Desenvolvedor Web independente e criador da EduSites quando não está pesquisando novas tecnologias está curtindo sua bebê Larissa e jogando Forza 3 online.


Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Certificação W3C

Desenvolver Sites certificado pelo consorcio W3C é garantia que seu site segue rigorosos padrões de desenvolvimento Web.

Formas de pagamentos

Aceito os principais cartões de crédito.

Siga-me nas Redes Sociais